quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os programadores que causaram prejuízos de 65 bilhões de dólares a investidores americanos


É bastante conhecido o caso das fraudes praticadas por Bernard Madoff, o "confiável" administrador de fundos hedge que fraudou e utilizou esquemas Ponzi (as conhecidas pirâmides) e causou prejuízos de mais de 65 bilhões de dólares a investidores, levando à falência de diversas instituições financeiras mundiais.

Porém, pouco se divulgou sobre as duas pessoas que foram essenciais para a permanência e acobertamento  da fraude por anos: os programadores de software Jerome O'Hara e George Perez.

Estes programadores foram responsáveis por desenvolver complicados softwares de fraude a contas dos clientes, simular operações financeiras e forjar notas de corretagem de ações.

Segundo o promotor do caso, eles foram responsáveis por desenvolver algoritmos e códigos de computador com o objetivo de enganar investidores e reguladores públicos, escondendo o esquema Ponzi de Bernard Madoff.

Eram utilizados, inclusive, os softwares desenvolvidos por estes programadores como estratégia de marketing do fundo fraudulento do Madoff, pois supostamente teriam desenvolvido "estratégias de investimento de alta frequência", o que ensejaria lucros exorbitantes aos investidores que disponibilizassem seus recursos.

O software utilizava a chamada estratégia "Split Strike", que supostamente investiria o dinheiro do fundo em determinadas ações do índice  S&P 100. Porém, comprovou-se mais tarde que estas operações sequer existiam. A sala de operações das empresas de Madoff apenas serviam de fachada simulada para o esquema de pirâmide:



Foi constatado, ainda, que tinham plena ciência da irregularidade do fundo, mas mesmo assim se dispuseram a construir e encobrir o esquema do qual faziam parte, tendo ganhado, também, milhões de dólares em bônus do fundo.

Estão sendo atualmente processados pela corte federal americana, estando o processo pendente de julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário